Decisão colegiada
Intervalo da dose de reforço contra Covid-19 passa a ser de quatro meses em Mato Grosso
Dose de reforço era aplicada após cinco meses da segunda aplicação. Medida já é válida em território estadual
Saúde | 13 de Dezembro de 2021 as 09h 53min
Fonte: Ana Lazarini e Fernanda Nazário - SES-MT

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) decidiu pela antecipação do prazo de aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. O reforço passará a ser aplicado após quatro meses da conclusão do esquema vacinal. A medida contempla todos os públicos já imunizados contra o coronavírus.
“Essa é uma medida importante para alcançarmos de forma mais rápida uma cobertura satisfatória da dose de reforço. A decisão já está valendo em Mato Grosso e as Prefeituras devem atualizar a dinâmica de aplicação do reforço”, ponderou o secretário de Estado de Saúde e presidente da CIB, Gilberto Figueiredo.
A decisão de antecipar a aplicação da dose de reforço – de cinco para quatro meses – se deve ao risco de circulação de novas variantes e à baixa procura da população pela segunda dose e dose de reforço com o prazo que estava vigente.
Para o secretário adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Juliano Melo, a antecipação da dose de reforço melhora a proteção da população para o risco de reinfecção e a infecção por novas variantes. “Essa medida contribuirá para a diminuição da circulação do vírus na população e ajudará a conter a pandemia no estado”, explica o gestor.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Noberto Felipe, acredita que essa mudança é de suma importância para o Estado considerando a nova variante ômicron.
“Está claro que a vacina tem ajudado muito na questão do controle da pandemia no país e tomamos essa decisão de forma unânime. Agora iremos realizar uma força tarefa de chamamento da população que se enquadra nesse prazo de quatro meses para se imunizar”, concluiu.
Notícias dos Poderes
Uruguai legaliza a eutanásia e se torna pioneiro na América Latina; veja quais países já permitem
No procedimento, um médico administra uma substância letal ao paciente para causar sua morte de forma deliberada e indolor
17 de Outubro de 2025 as 08h30SES discute estratégias para enfrentamento de HIV e Aids em MT
Oficina da Secretaria de Estado de Saúde contou com o apoio do Ministério da Saúde e reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil em Cuiabá
17 de Outubro de 2025 as 08h39Unidades de saúde de Sinop abrem neste sábado (18) para o Dia D de Vacinação
15 de Outubro de 2025 as 10h47Casos de meningite e baixa vacinação preocupam autoridades em Mato Grosso
Estado registra oito mortes e tem cobertura vacinal de apenas 70%, muito abaixo do ideal de 95% recomendado pelo Ministério da Saúde.
14 de Outubro de 2025 as 20h07Prefeitura de Sinop assina convênio para construção de nova Policlínica
14 de Outubro de 2025 as 12h55Intoxicação por metanol: casos confirmados sobem para 32 no Brasil
sobem para 32 no Brasil O governo ainda investiga a suspeita da substância no organismo de 181 pacientes que apresentaram sintomas
14 de Outubro de 2025 as 08h45Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS
Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio
14 de Outubro de 2025 as 09h40