Boletim
Mato Grosso registra três casos de febre maculosa sob investigação e 2 descartados
Doença passou chamar a atenção após a morte de 4 pessoas no estado de São Paulo
Saúde | 22 de Junho de 2023 as 07h 23min
Fonte: Vanessa Araujo - Especial para o GD

Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou nesta quarta-feira (21) um informativo para distribuição no estado sobre a febre maculosa. O documento também traz um boletim epidemiológico dos casos registrados entre 2020 e 2023. Até o momento, Mato Grosso registrou 5 notificações, sendo que duas foram descartadas e 3 estão em processo de investigação.
Doença passou chamar a atenção após a morte de 4 pessoas no estado de São Paulo em após participarem de um evento na Fazenda Santa Margarida. Segundo a SES, a febre maculosa é uma doença de gravidade variável, podendo acometer as pessoas de formas leves a graves com alta taxa de letalidade.
Entre 2020 e 2022, o estado recebeu 14 notificações sobre casos de febre maculosa, porém, apenas 4 foram confirmados. Neste ano, de janeiro a junho, 5 casos foram notificados, sendo que dois foram descartados após exames laboratoriais e 3 estão em investigação.
Sintomas da doença costumam ser inesperados e surgem entre o 2º e 14º dia após a picada do carrapato-estrela, alguns dos sinais são a febre, presente em quase 100% dos casos, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, entre outros.
Todos os casos suspeitos e confirmados devem ser informados pelas secretarias municipais ao Escritório Regional de Saúde junto à Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância Epidemiológica para notificação e posterior envio das informações para SES/central (Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental).
Documento também ressalta que matar capivaras contribui no combate à febre maculosa, pois quando o animal morre o parasita procura outro hospedeiro dando continuidade ao ciclo da doença.
Medidas de prevenção:
Evitar caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos no meio rural e silvestre, mas quando for necessário andar por tais áreas, vistoriar o corpo em busca de carrapatos em intervalos de 3 horas, pois quanto mais rápido for retirado o carrapato, menor serão os riscos de contrair a doença.
Usar calças compridas com a parte inferior por dentro das botas e fitas adesivas de dupla face lacrando a parte superior da bota. Recomenda-se que as roupas sejam claras, para facilitar a visualização dos carrapatos.
Caso o carrapato esteja sobre a pele, ele deve ser retirado cuidadosamente com uma pinça (evitar remover o carrapato com as mãos) sem ser esmagado, pois com esmagamento pode haver liberação das bactérias que têm capacidade de penetrar por meio de microlesões na pele. Após a remoção, lavar a área com água e sabão.
Promover rotação (rodízio) de pastagens. Aparar o gramado rente ao solo, facilitando assim a penetração dos raios solares.
Controlar a infestação de carrapatos nos animais domésticos com banhos e uso de carrapaticidas.
Locais de Risco:
Parques
Praças
Fazendas
Pastos
Matas
Pesqueiros
Vegetação das margens de rios, córregos e lagoas.
Notícias dos Poderes
Intoxicação por metanol: casos confirmados sobem para 32 no Brasil
sobem para 32 no Brasil O governo ainda investiga a suspeita da substância no organismo de 181 pacientes que apresentaram sintomas
14 de Outubro de 2025 as 08h45Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS
Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio
14 de Outubro de 2025 as 09h40Prefeitura e Ministério da Saúde assinam nesta terça (14) termo para construção de nova Policlínica
13 de Outubro de 2025 as 14h15SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro
08 de Outubro de 2025 as 09h41Só duas vacinas atingem meta e MT entra em estado de alerta
08 de Outubro de 2025 as 10h51Saúde aplica 589 doses em ação realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
06 de Outubro de 2025 as 15h39SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos
Medida consta em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de ampliar a detecção precoce dos casos de câncer de mama em Mato Grosso
07 de Outubro de 2025 as 08h37