37 mil casos
Mato Grosso registrou 39 mortes por dengue em 2024; 11º estado com mais óbitos
Conforme o Painel do Ministério da Saúde, 91,18% dos casos graves registrados até agora evoluíram para óbito
Saúde | 23 de Dezembro de 2024 as 08h 41min
Fonte: Unica News

Mato Grosso registrou 38.068 casos confirmados e 39 mortes por dengue do tipo 1,2 e 4, em 2024. Conforme dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, o estado é 11º no ranking de unidades da federação com mais mortes pela doença. Além disso, MT figura como o 12° estado com maior incidência no Brasil. No total foram registradas 58.264 arboviroses no estado, contando com Zika e Chikungunya.
O último informe epidemiológico semanal da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (Ses-MT), publicado em 19 de dezembro, registrou 75.843 notificações de dengue, sendo que destes 42.886 foram registrados como prováveis e mais de 38 mil confirmados, o que não significa que estes outras 4.818 foram descartados.
Na verdade, estes 4 mil casos podem ser apenas inclusivos, quando há investigação para confirmação ou não, ou "ignorados", quando por algum motivo a equipe de saúde não conseguiu acompanhar a evolução da doença.
As mortes por dengue foram registradas em 24 municípios do estado, sendo que a cidade onde mais houve óbitos pela doença foi Pontes e Lacerda, com 8, seguida por Cuiabá, com 5, Tangará da Serra, com 3, e Primavera do Leste, com 2. Alta Floresta, Alto Garças, Arenápolis, Aripuanã, Campinápolis, Campos Verde, Campos de Júlio, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Confresa, Jaciara, Jauru, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Lacerda, Nova Olímpia, Santa Rita do Trivelato, São José do Povo e São José do Rio Claro registraram uma morte cada.
Ainda com relação à dengue, com 39 óbitos, o estado figura como o 11º com mais mortes no país, sendo que os primeiros são: São Paulo (1.998), Minas Gerais (1.112) e Paraná (729). Apesar de o número não parecer tão estarrecedor como de outras unidades da federação, ainda é preocupante, uma vez que MT está em 12º no ranking de coeficiente de incidência, com 1177,4.
Isto significa que a frequência de novos casos da doença e o risco da população mato-grossense de desenvolvê-la é muito alta. Conforme o Painel do Ministério da Saúde, 91,18% dos casos graves registrados até agora evoluíram para óbito.
Outras arboviroses
Foram registrados 20.752 casos de outras arboviroses no estado, sendo 317 de Zika e 20.435 de Chikungunya. Por esta última, ocorreram 12 óbitos no estado, nos seguintes municípios: Tangará da Serra (07), Sorriso (02), Cáceres (01), São José do Rio Claro (01) e Várzea Grande (01).
Notícias dos Poderes
SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro
08 de Outubro de 2025 as 09h41Só duas vacinas atingem meta e MT entra em estado de alerta
08 de Outubro de 2025 as 10h51Saúde aplica 589 doses em ação realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
06 de Outubro de 2025 as 15h39SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos
Medida consta em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de ampliar a detecção precoce dos casos de câncer de mama em Mato Grosso
07 de Outubro de 2025 as 08h37Secretaria de Saúde descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em MT
Análise de prontuário e resultados laboratoriais afastaram a hipótese de envenenamento na unidade hospitalar. O alerta epidemiológico havia sido emitido após surto de metanol ser registrado em São Paulo.
06 de Outubro de 2025 as 14h28Centro de Endemias de Sinop inicia atendimentos em novo endereço na Av André Maggi
06 de Outubro de 2025 as 14h10Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país
Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas
06 de Outubro de 2025 as 12h02