Saúde
Ministério da Saúde altera fluxo de atendimento do CRASM a partir de hoje (01/07/2025), veja como será
Saúde | 01 de Julho de 2025 as 17h 14min
Fonte: Assecom

O Departamento de Média e Alta Complexidade (MAC), da Secretaria Municipal de Saúde informa que, de acordo com os protocolos do Ministério Público, o fluxo de atendimento do CRASM será alterado à partir de hoje, terça-feira (01), e acompanhamento às gestantes de Sinop, será organizado em diferentes níveis. Em cumprimento ao que preconiza o Ministério da Saúde, em sua Portaria GM/MS nº 5.350/2024, todos os pré-natais e acompanhamentos gestacionais de baixo risco, deverão ser feitos diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da gestante. A unidade será responsável pelo acolhimento e a gestante receberá atenção desde o início da gravidez até ao puerpério.
Essa gestante será avaliada pela equipe da UBS e as pacientes serão encaminhadas, conforme necessidade de cada uma, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), à Policlínica Menino Jesus ou, diretamente, ao Hospital Santo Antônio - unidade hospitalar credenciada e referenciada, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRASM) será responsável pelo atendimento ao pré-natal de alto risco, mastologia (doenças e tratamentos relacionados à mama) e ginecologia especializada. Esses serviços especializados serão feitos, obrigatoriamente, via Central de Regulação através de encaminhamento (APAC) do médico da UBS de referência da gestante.
Em caso de emergência médica, como sangramentos, hipertensão, ausência de movimentos fetal, por exemplo, a gestante deverá procurar, diretamente, a UPA ou a Policlínica Menino Jesus. O atendimento direto ao Hospital Santo Antônio, ocorrerá mediante Autorização de Procedimento Ambulatorial de Alta Complexidade (APAC), documento emitido pelo médico da UBS, Unidades de Pronto Atendimento ou Policlínica.
De acordo com o secretário de Saúde, Érico Stevan, “essa medida implementada pelo Ministério da Saúde vem para trazer uma melhor organização e um maior cuidado à saúde da mulher”, explicou
Notícias dos Poderes
SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro
08 de Outubro de 2025 as 09h41Só duas vacinas atingem meta e MT entra em estado de alerta
08 de Outubro de 2025 as 10h51Saúde aplica 589 doses em ação realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
06 de Outubro de 2025 as 15h39SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos
Medida consta em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de ampliar a detecção precoce dos casos de câncer de mama em Mato Grosso
07 de Outubro de 2025 as 08h37Secretaria de Saúde descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em MT
Análise de prontuário e resultados laboratoriais afastaram a hipótese de envenenamento na unidade hospitalar. O alerta epidemiológico havia sido emitido após surto de metanol ser registrado em São Paulo.
06 de Outubro de 2025 as 14h28Centro de Endemias de Sinop inicia atendimentos em novo endereço na Av André Maggi
06 de Outubro de 2025 as 14h10Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país
Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas
06 de Outubro de 2025 as 12h02