Alerta
MP alerta bares e restaurantes de MT após casos de intoxicação com bebida alcoólica por metanol
Ministério Público recomenda controle rigoroso de álcool; cantor Hungria é internado com intoxicação por metanol
Saúde | 03 de Outubro de 2025 as 08h 44min
Fonte: Unica News

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) notificou, nesta quinta-feira (2), as diretorias da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL – MT) e do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT) sobre os riscos da comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, após a confirmação da intoxicação do cantor Gustavo da Hungria Neves, conhecido como Hungria Hip Hop. O artista, internado no Hospital DF Star, em Brasília, teve exames que identificaram a presença da substância em seu organismo, reforçando a necessidade de prevenção.
A medida preventiva, motivada pelo aumento de casos graves em outros estados, incluindo São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal, orienta que os estabelecimentos adotem práticas rigorosas de controle e rastreabilidade na compra, recebimento e comercialização de bebidas alcoólicas.
Entre as exigências estão a aquisição apenas de fornecedores legalmente registrados, com CNPJ ativo e reputação reconhecida; conferência e arquivamento da nota fiscal eletrônica; e proibição de compras de vendedores informais ou sem documentação fiscal.
O MPMT recomenda ainda que os estabelecimentos mantenham controle detalhado no recebimento das mercadorias, verificando lotes, rótulos e embalagens. Treinamento das equipes para identificar sinais de adulteração — como lacres violados, erros de impressão, odores químicos ou divergência de números de lote — é obrigatório.
Em caso de suspeita, a venda deve ser imediatamente interrompida, o produto isolado e amostras preservadas para perícia.
Caso haja suspeita fundamentada de adulteração, os responsáveis devem notificar imediatamente os órgãos competentes, incluindo Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Procon e o próprio Ministério Público.
As entidades notificadas têm 30 dias para informar à Promotoria as medidas adotadas e garantir que a recomendação seja cumprida entre seus associados. O MPMT alerta que a omissão pode levar a medidas judiciais e responsabilização dos envolvidos.
A promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos destacou que “consumir bebida alcoólica falsificada em momentos de celebração pode colocar a saúde e a vida em risco”.
Notícias dos Poderes
SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro
08 de Outubro de 2025 as 09h41Só duas vacinas atingem meta e MT entra em estado de alerta
08 de Outubro de 2025 as 10h51Saúde aplica 589 doses em ação realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
06 de Outubro de 2025 as 15h39SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos
Medida consta em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de ampliar a detecção precoce dos casos de câncer de mama em Mato Grosso
07 de Outubro de 2025 as 08h37Secretaria de Saúde descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em MT
Análise de prontuário e resultados laboratoriais afastaram a hipótese de envenenamento na unidade hospitalar. O alerta epidemiológico havia sido emitido após surto de metanol ser registrado em São Paulo.
06 de Outubro de 2025 as 14h28Centro de Endemias de Sinop inicia atendimentos em novo endereço na Av André Maggi
06 de Outubro de 2025 as 14h10Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país
Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas
06 de Outubro de 2025 as 12h02