Alerta
MT está perto de bater 5 mil casos de dengue só em 2024
Casos de chikungunya também chamam a atenção e já ultrapassaram mil confirmados no Estado
Saúde | 20 de Fevereiro de 2024 as 14h 03min
Fonte: Mídia News

Em meio ao surto de dengue no Brasil, Mato Grosso já registrou até agora 4.973 casos prováveis da doença em 2024. Desse total, 3.381 já foram confirmados e 1.592 ainda são suspeitos.
Além disso, já são duas mortes confirmadas e outras duas mortes suspeitas estão em investigação no Estado. Os dados são do Painel de Monitoramento de Arboviroses, do Ministério da Saúde.
O Ministério divulgou na última sexta-feira (16) que o Brasil registrou 555.583 casos prováveis de dengue, com 94 mortes confirmadas.
Junto do surto de dengue, outra doença também apresenta crescimento e preocupa as autoridades: a chikungunya.
Neste ano, já foram registrados 1.048 casos em Mato Grosso. Ninguém morreu.
No último dia 9, a Prefeitura de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) decretou situação de emergência por conta do número de casos de dengue e chikungunya na cidade.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, até o dia 8 de fevereiro a cidade já tinha 766 registros de dengue e 555 de chikungunya só em 2024.
Como se proteger
A dengue e a chikungunya são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater sua proliferação.
Eliminar possíveis locais de armazenamento de água, manter a caixa d'água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia são medidas importantes.
Além disso, colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água e manter as calhas limpas são recomendações dos especialistas, além do uso pessoal de repelente.
Quais os sintomas da dengue
Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
Se sentir qualquer um desses sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde e evite fazer o uso de medicamentos por conta própria.
Notícias dos Poderes
SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro
08 de Outubro de 2025 as 09h41Só duas vacinas atingem meta e MT entra em estado de alerta
08 de Outubro de 2025 as 10h51Saúde aplica 589 doses em ação realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
06 de Outubro de 2025 as 15h39SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos
Medida consta em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de ampliar a detecção precoce dos casos de câncer de mama em Mato Grosso
07 de Outubro de 2025 as 08h37Secretaria de Saúde descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em MT
Análise de prontuário e resultados laboratoriais afastaram a hipótese de envenenamento na unidade hospitalar. O alerta epidemiológico havia sido emitido após surto de metanol ser registrado em São Paulo.
06 de Outubro de 2025 as 14h28Centro de Endemias de Sinop inicia atendimentos em novo endereço na Av André Maggi
06 de Outubro de 2025 as 14h10Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país
Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas
06 de Outubro de 2025 as 12h02