Prevenção
Município faz capacitação para implantar teste rápido de hanseníase nas UBS’s
Os testes estarão disponíveis a partir do próximo mês nas Unidades Básicas de Saúde do município
Saúde | 18 de Agosto de 2023 as 14h 15min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, está capacitando os profissionais da Atenção Primária, para a implantação do teste rápido para diagnóstico de hanseníase. Essa estratégia adotada pelo Ministério da Saúde é uma busca ativa de casos, onde serão testados apenas as pessoas que mantêm contato com pacientes já diagnosticados com a doença.
Os testes estarão disponíveis a partir do próximo mês nas Unidades Básicas de Saúde do município, e serão ofertados às pessoas que tiveram, ou tem contato próximo e prolongado com casos confirmados da doença. O que irá permitir um tratamento célere e adequado, e que deixa de ser transmissível após o início do tratamento.
“A oferta desses insumos para a detecção da doença na rede pública de saúde, vem para somar com o trabalho já realizado no município. Além de aumentar a testagem, precisamos orientar e combater a desinformação e o preconceito, desta doença licenciosa e que tem cura”, enfatizou a secretária de saúde, Daniela Galhardo.
O enfermeiro Márcio Henrique de Souza, responsável pelo treinamento, ressalta que o teste será um apoio no diagnóstico de hanseníase. “Esse teste rápido será feito na Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada do SUS, e irá dar apoio para os profissionais, mas não será o fechamento de diagnóstico, pois o diagnóstico da hanseníase é basicamente clínico”, pontuou.
A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, que atinge pele e nervos, porém tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS. Entre os sinais e sintomas estão: diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos); manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, geralmente com alteração de sensibilidade; dor nos nervos; pode ter queda de pelos, dos cílios, sobrancelhas e nos locais das manchas.
Vale ressaltar que o município conta com um Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose, que atende pacientes de Sinop e mais 14 cidades, que fazem parte da região Teles Pires. Sendo por mês, uma média de 600 atendimentos.
Em Sinop atualmente são 430 pacientes que estão tratando a doença. Os atendimentos no Centro ocorrem de segunda a sexta-feira (com exceção dos feriados), das 7h às 13h com agendamento, ou seja, é preciso encaminhamento médico. O centro fica localizado na Rua das Andirobas, nº125, no Setor Comercial.
Notícias dos Poderes
Pesquisa inédita do Campus Sinop apresenta tratamento inovador em humanos
28 de Agosto de 2025 as 09h11Saúde realiza sábado (30) mutirão de vacinação e pesagem do bolsa família
27 de Agosto de 2025 as 14h49SES treina equipes para a captação de órgãos na região de Sinop
Capacitação visa melhorar a formação de cerca de 50 profissionais de hospitais públicos, privados e filantrópicos envolvidos na captação de órgãos no norte de MT
27 de Agosto de 2025 as 09h59Americano é diagnosticado com peste negra após levar picada de pulga enquanto acampava
27 de Agosto de 2025 as 07h25SES realiza ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
A iniciativa foi organizada com objetivo de proteger as gerações presentes e futuras, promovendo a redução do uso do tabaco pela população
26 de Agosto de 2025 as 17h53TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10