Dezembro laranja
Patologistas apontam cuidados com pele e lábios com a chegada do verão
Saúde | 10 de Dezembro de 2024 as 14h 31min
Fonte: Assessoria

Com a chegada do verão, que começa no dia 21 de dezembro, e temperaturas que devem ultrapassar os 40°C, a população de Mato Grosso deve ter cuidados redobrados com a pele e os lábios. Este mês da chegada do verão é dedicado ao Dezembro Laranja, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de pele – que é o tipo mais comum de câncer, representando 33% de todos os diagnósticos oncológicos, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 220 mil novos casos de câncer de pele são esperados por ano.
Além disso, o câncer de boca, que pode ser desencadeado por danos solares nos lábios, também merece atenção. Estima-se que 15 mil novos casos da doença ocorram anualmente até 2025. O médico patologista Carlos Aburad e o dentista Arlindo Aburad, doutor em Patologia Bucal pela USP (Universidade de São Paulo), chamam atenção para medidas simples, mas eficazes, para prevenir esses tipos de câncer e preservar a saúde em ambientes ensolarados.
De acordo com Carlos Aburad, em Mato Grosso muitas pessoas têm pele clara, o que facilita o desenvolvimento do câncer de pele.
O tipo mais agressivo é o melanoma. “Manchas, pintas que mudam de cor ou textura e lesões que não cicatrizam são sinais de alerta. É fundamental evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e usar chapéus, roupas de mangas longas e óculos de sol com proteção UV”, explica.
Segundo ele, a aplicação diária de filtro solar, mesmo em dias nublados, é indispensável. “O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou após atividades como nadar ou suar depois de uma corrida. Essa rotina reduz significativamente os riscos, principalmente em regiões como Cuiabá, onde a radiação solar é intensa”, orienta o especialista. De acordo com ele, além do protetor solar, buscar sombra sempre que possível reduz em até 50% a intensidade dos raios UV. “São atitudes simples e que salvam vidas”, afirma.
Já Arlindo Aburad chama atenção para os danos que os raios UV podem causar nos lábios, muitas vezes negligenciados. “Os lábios são áreas sensíveis e muito expostas. Sem proteção, podem desenvolver queilite actínica, condição pré-cancerígena que pode evoluir para câncer de lábio”, alerta.
Ele reforça a importância de usar protetor solar labial com proteção UVA e UVB diariamente, além de evitar hábitos como fumar e consumir álcool em excesso, fatores que potencializam os riscos. “Qualquer ferida ou alteração nos lábios que não cicatrize em 15 dias deve ser avaliada por um profissional. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficiente”, completa.
O diagnóstico precoce é fundamental tanto para o câncer de pele quanto para o câncer de lábio, aumentando significativamente as chances de cura. De acordo com os patologistas, quanto mais cedo o problema for detectado, mais eficiente será o tratamento, reduzindo complicações e melhorando o prognóstico do paciente.
Notícias dos Poderes
TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11