Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 23 de Janeiro de 2025

Menu

Dezembro laranja

Patologistas apontam cuidados com pele e lábios com a chegada do verão

Saúde | 10 de Dezembro de 2024 as 14h 31min
Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

Com a chegada do verão, que começa no dia 21 de dezembro, e temperaturas que devem ultrapassar os 40°C, a população de Mato Grosso deve ter cuidados redobrados com a pele e os lábios. Este mês da chegada do verão é dedicado ao Dezembro Laranja, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de pele – que é o tipo mais comum de câncer, representando 33% de todos os diagnósticos oncológicos, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 220 mil novos casos de câncer de pele são esperados por ano. 

Além disso, o câncer de boca, que pode ser desencadeado por danos solares nos lábios, também merece atenção. Estima-se que 15 mil novos casos da doença ocorram anualmente até 2025. O médico patologista Carlos Aburad e o dentista Arlindo Aburad, doutor em Patologia Bucal pela USP (Universidade de São Paulo), chamam atenção para medidas simples, mas eficazes, para prevenir esses tipos de câncer e preservar a saúde em ambientes ensolarados.

De acordo com Carlos Aburad, em Mato Grosso muitas pessoas têm pele clara, o que facilita o desenvolvimento do câncer de pele.
O tipo mais agressivo é o melanoma. “Manchas, pintas que mudam de cor ou textura e lesões que não cicatrizam são sinais de alerta. É fundamental evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e usar chapéus, roupas de mangas longas e óculos de sol com proteção UV”, explica.

Segundo ele, a aplicação diária de filtro solar, mesmo em dias nublados, é indispensável. “O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou após atividades como nadar ou suar depois de uma corrida. Essa rotina reduz significativamente os riscos, principalmente em regiões como Cuiabá, onde a radiação solar é intensa”, orienta o especialista. De acordo com ele, além do protetor solar, buscar sombra sempre que possível reduz em até 50% a intensidade dos raios UV. “São atitudes simples e que salvam vidas”, afirma.

Já Arlindo Aburad chama atenção para os danos que os raios UV podem causar nos lábios, muitas vezes negligenciados. “Os lábios são áreas sensíveis e muito expostas. Sem proteção, podem desenvolver queilite actínica, condição pré-cancerígena que pode evoluir para câncer de lábio”, alerta.

Ele reforça a importância de usar protetor solar labial com proteção UVA e UVB diariamente, além de evitar hábitos como fumar e consumir álcool em excesso, fatores que potencializam os riscos. “Qualquer ferida ou alteração nos lábios que não cicatrize em 15 dias deve ser avaliada por um profissional. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficiente”, completa.

O diagnóstico precoce é fundamental tanto para o câncer de pele quanto para o câncer de lábio, aumentando significativamente as chances de cura. De acordo com os patologistas, quanto mais cedo o problema for detectado, mais eficiente será o tratamento, reduzindo complicações e melhorando o prognóstico do paciente.