Central de transplantes
Primeira captação de órgãos de 2024 em Mato Grosso vai proporcionar chance de vida a cinco pacientes
Captação possibilitou doação de um fígado, dois rins e duas córneas para pacientes de Mato Grosso, Distrito Federal e São Paulo
Saúde | 18 de Janeiro de 2024 as 15h 39min
Fonte: Fernanda Nazário | SES-MT

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, nesta quarta-feira (17.01), o primeiro processo de captação de órgão deste ano. Graças à solidariedade da família dos doadores, cinco pacientes de três estados terão chance de vida.
A captação foi concluída na noite de quarta-feira, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A cirurgia iniciou às 16h10 e possibilitou a doação de um fígado, dois rins e duas córneas para cinco pacientes, sendo eles de Mato Grosso, Distrito Federal e São Paulo.
A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de Brasília. A logística para execução do procedimento teve apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Vemos a importância do SUS desde o trabalho dos profissionais na sensibilização da família do potencial doador até a conclusão do processo. A SES investe na qualificação dos profissionais da saúde desta área, para que outras pessoas tenham a chance de sobreviver através de um gesto tão nobre, que nos deixa eternamente gratos”, diz o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A SES tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com a ampliação da equipe, implantação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados. Essas ações visam a ampliação do número de captações de órgãos no estado.
A secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, destaca a atuação dos profissionais envolvidos nas ações. Ela entende que este é um trabalho árduo que exige amor, paciência e tempo das equipes.
"Trabalhamos diuturnamente para desmistificar a temática. Entendemos a importância do diálogo nesse processo, por isso estamos investindo na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados do Estado. Essas comissões são responsáveis pela entrevista familiar e pelas orientações quanto ao processo de doação", afirmou Fabiana.
A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, agradece às famílias doadoras e também os profissionais envolvidos.
"Nós agradecemos e parabenizamos o empenho de todos os envolvidos. Às famílias doadoras, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Por meio desse gesto nobre, outras pessoas terão nova condição de vida e com elas diversas famílias deixarão de sofrer a partir destas doações", diz.
Balanço
Em 2023, Mato Grosso realizou o total de sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal.
Nesse período, a Central Estadual de Transplante mediu a captação de 253 córneas para doação, desse total, 184 córneas foram captadas com apoio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Pasta. O transplante proporcionou qualidade de vida a 219 pacientes do Estado que agora conseguem enxergar melhor.
Transplantes em Mato Grosso
Em Mato Grosso, são realizados os transplantes de córneas e tecidos. Os pacientes que precisam de transplante de outros órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio para serem transplantados em outros Estados; os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela SES-MT.
O serviço de transplante de rim em Mato Grosso passa por uma reestruturação das unidades de referência. No momento, o Governo está em tratativas para retomar integralmente os serviços.
Notícias dos Poderes
SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro
08 de Outubro de 2025 as 09h41Só duas vacinas atingem meta e MT entra em estado de alerta
08 de Outubro de 2025 as 10h51Saúde aplica 589 doses em ação realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
06 de Outubro de 2025 as 15h39SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos
Medida consta em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de ampliar a detecção precoce dos casos de câncer de mama em Mato Grosso
07 de Outubro de 2025 as 08h37Secretaria de Saúde descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em MT
Análise de prontuário e resultados laboratoriais afastaram a hipótese de envenenamento na unidade hospitalar. O alerta epidemiológico havia sido emitido após surto de metanol ser registrado em São Paulo.
06 de Outubro de 2025 as 14h28Centro de Endemias de Sinop inicia atendimentos em novo endereço na Av André Maggi
06 de Outubro de 2025 as 14h10Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país
Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas
06 de Outubro de 2025 as 12h02