Cuidados
Risco de doenças cresce após fortes chuvas; SES alerta para cuidados
Além do risco de acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras, o contato com a água contaminada aumenta a chance de transmissão de doenças graves
Saúde | 16 de Janeiro de 2025 as 08h 21min
Fonte: PNB Online

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu orientações à população sobre os cuidados necessários após a exposição à água de alagamentos e enchentes, intensificadas pelas chuvas dos últimos dias. Além do risco de acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras, o contato com a água contaminada aumenta a chance de transmissão de doenças graves, incluindo leptospirose, tétano, hepatite A e doenças diarreicas agudas.
A leptospirose, doença causada pela bactéria Leptospira presente na urina de ratos, é um dos principais perigos. A contaminação ocorre pelo contato com água misturada a esgoto e resíduos urbanos, frequentemente presente durante enchentes. A bactéria penetra no corpo através de lesões na pele ou por meio das mucosas.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, recomenda evitar ao máximo o contato com a água das inundações. “Se o contato for inevitável, é fundamental não nadar, tomar banho ou ingerir essa água. Cortes e arranhões devem ser cobertos com bandagens impermeáveis, e o uso de botas e luvas ajuda a prevenir infecções”, orienta Moraes.
O Ministério da Saúde informa que o período de incubação da leptospirose varia de 1 a 30 dias, sendo mais comum o aparecimento de sintomas entre 7 e 14 dias após a exposição. Em casos graves, a taxa de letalidade da doença pode alcançar 40%.
Entre os sintomas de alerta estão febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, cólicas e diarreia com sangue ou muco. A SES reforça a importância de buscar atendimento médico imediato ao identificar esses sinais.
Notícias dos Poderes
Tomar café pode atrapalhar a eficácia destes medicamentos; veja quais
A cafeína pode se ligar a medicamentos antidepressivos e antipsicóticos no estômago, diminuindo sua absorção e sua eficácia; saiba mais
16 de Junho de 2025 as 08h31Patologista alerta para prevenção e diagnóstico de câncer de pele
Com mais de 220 mil casos anuais no Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum da doença no país. Especialista alerta para a importância do diagnóstico precoce, uso diário de protetor solar e atenção a sinais como manchas que muda
14 de Junho de 2025 as 14h03Secretaria de Saúde de MT investiga suspeita de dois casos de gripe aviária em humanos
Já foram feitas as coletas de amostras dos pacientes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
12 de Junho de 2025 as 13h16Farmacêutica brasileira lança em agosto caneta contra obesidade
Medicamento tem como princípio ativo a liraglutida. Empresa se torna a primeira fabricante 100% brasileira a ingressar no mercado global de análogos de GLP-1
12 de Junho de 2025 as 10h20Prefeitura lança edital de licitação para construção de UBS no Nico Baracat
12 de Junho de 2025 as 10h12Centro de Endemias inicia campanha de vacinação antirrábica em Sinop; veja o cronograma
12 de Junho de 2025 as 09h45Mais de 80% das mortes por síndrome respiratória em MT foram de pessoas não vacinadas
Cobertura vacinal do público-alvo priorítário, como crianças, idosos e gestantes, está em 28%, segundo a Secretaria de Estado de Saúde
11 de Junho de 2025 as 15h08Governo de MT publica mais 157 nomeações no concurso público da Saúde
Nomeações podem ser conferidas na segunda edição extra do Diário Oficial que circulou nesta quinta-feira (05)
06 de Junho de 2025 as 10h20