Público e privado
SAE capacita profissionais da saúde para diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis
O evento faz parte do cronograma de ações da Secretaria para dar mais agilidade no atendimento e diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis
Saúde | 10 de Março de 2023 as 16h 55min
Fonte: Assecom

O SAE, é um Serviço de Atendimento Especializado voltado à doenças sexualmente transmissíveis. É um dos braços de serviço da Secretaria de Saúde, mas que regula pacientes de todas as instituições de saúde do município, incluindo os pacientes de hospitais particulares que podem buscar, desde acompanhamentos clínicos, psicológicos à medicações.
Para garantir a qualidade, tanto do diagnóstico quanto do atendimento dos pacientes, o SAE realizou, hoje, sexta-feira, 10, mais uma rodade de capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede pública municipal de saúde, hospital público e privados, maternidade e UPA 24h.
O evento faz parte do cronograma de ações da Secretaria para dar mais agilidade no atendimento e diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis e hepatites B e C).
A médica infectologista, Erica Pedraça (uma das palestrantes), explicou sobre os cuidados durante o diagnóstico das hepatites virais. "Os profissionais precisam ter informações de como, fazer diagnóstico, quais pacientes precisam de acompanhamento e sobre as notificações que são obrigatórias”, destacou ao ilustrar que toda a notificação serve para desenvolvimento de campanhas relacionadas ao tema mas, principalmente, o controle de aquisição e distribuição de medicamentos.
“É importante a gente ter profissionais capacitados em todos os serviços de saúde para realizar os testes e fazer um acolhimento adequado” ressaltou a enfermeira do SAE, Lucia Mendes Tomaz.
Já a enfermeira Adriana, que atua na UPA do Menino Jesus, reforçou a importância de participar dessa ação. "Vem para agregar mais conhecimento para nossa área, porque conhecimento sempre é bom para nosso dia a dia, para acolher melhor o paciente”.
A capacitação, que teve início nesta sexta-feira, no auditório do SAE, seguirá amanhã (sábado, 11), com palestras e demonstração da realização do teste rápido.
Notícias dos Poderes
Casos de meningite e baixa vacinação preocupam autoridades em Mato Grosso
Estado registra oito mortes e tem cobertura vacinal de apenas 70%, muito abaixo do ideal de 95% recomendado pelo Ministério da Saúde.
14 de Outubro de 2025 as 20h07Prefeitura de Sinop assina convênio para construção de nova Policlínica
14 de Outubro de 2025 as 12h55Intoxicação por metanol: casos confirmados sobem para 32 no Brasil
sobem para 32 no Brasil O governo ainda investiga a suspeita da substância no organismo de 181 pacientes que apresentaram sintomas
14 de Outubro de 2025 as 08h45Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS
Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio
14 de Outubro de 2025 as 09h40Prefeitura e Ministério da Saúde assinam nesta terça (14) termo para construção de nova Policlínica
13 de Outubro de 2025 as 14h15SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53