Ações de vacinação
Secretaria de Saúde muda estratégia de vacinação aos sábados durante março
Para se vacinar o cidadão precisa ter em mãos documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacinas
Saúde | 25 de Fevereiro de 2025 as 16h 41min
Fonte: Assecom

A Secretaria Municipal de Saúde alterará a estratégia de vacinação aos sábados no município de Sinop durante o mês de março. A medida visa otimizar o trabalho das equipes e das salas de vacinas.
No próximo dia 01 de março (sábado), as ações de vacinação serão realizadas nos Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) Jacarandás e André Maggi e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Maria Vindilina II, Jardim das Primaveras e São Francisco. Não é preciso agendamento em nenhuma dessas unidades de saúde. O atendimento será feito no formato livre demanda, das 07h30 às 16h30.
“Vamos analisar como será a demanda neste primeiro sábado de março para elaborarmos o cronograma de disponibilização dos serviços, aos sábados, para o restante do mês. Em anos anteriores, tivemos uma adesão muito boa da população nas ações de vacinação deste perfil. Em 2023, por exemplo, em torno de 15% do total de imunizações realizadas durante o ano, foram originárias da vacinação aos sábados. Em 2024, esse cenário mudou um pouco e a adesão de cerca de 10%. Por isso, estamos repensando as estratégias para que possamos voltar a registrar bons índices durante essas ações de final de semana. Contamos, principalmente, com a adesão da comunidade para que priorizem, também, esse cuidado tão essencial à saúde, que é manter o cartão vacinal atualizado”, explica o coordenador do setor de Vacinas, João Gustavo Bregano.
Vale ressaltar que, aos sábados, as salas de vacinação abertas disponibilizam, normalmente, as vacinas que compõem o calendário nacional, incluindo a imunização contra COVID-19 (grupo prioritário acima de 12 anos de idade), gripe, dengue (público com idade entre 10 e 14 anos) e febre amarela. Além dos demais imunizantes, os CIA’s também disponibilizarão a vacina BCG para recém-nascidos.
Outra agenda do setor também já definida para março é a ação de vacinação, no próximo dia 08 (sábado), no Residencial Nico Baracat, na qual também será realizada pesagem do Bolsa Família, das 08h às 15h30.
A Secretaria reforça que, de segunda a sexta-feira, todas as salas de vacinas das UBS’s do município, funcionam das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. E nos CIA’s, a vacinação, de segunda a sexta-feira, é realizada das 6h30 às 17h30, sem intervalo.
Para se vacinar o cidadão precisa ter em mãos documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacinas.
Notícias dos Poderes
Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana
02 de Julho de 2025 as 16h18Ministério da Saúde altera fluxo de atendimento do CRASM a partir de hoje (01/07/2025), veja como será
01 de Julho de 2025 as 17h14Vacina contra gripe está liberada, a partir de hoje (01), para toda população acima de 6 meses
01 de Julho de 2025 as 09h47Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
30 de Junho de 2025 as 12h48Horário estendido da UCT é sucesso e conquista mais de 40 doações em 5h
Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana
30 de Junho de 2025 as 11h20