Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 21 de Outubro de 2025

Menu

Solidariedade

SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop

Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes

Saúde | 20 de Outubro de 2025 as 19h 29min
Fonte: Luiza Goulart | SES-MT

Foto: Divulgação

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou a décima captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso deste ano, no Hospital Regional Jorge de Abreu, em Sinop.

Foram captados dois rins e duas córneas durante o procedimento, que começou às 10h31 de domingo (19.10) e terminou às 12h30. A equipe captadora é de Cuiabá, do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos, e a ação contou com o suporte logístico do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da SES.

“Graças a este ato de amor, será possível salvar a vida de quatro pacientes que aguardavam por um transplante pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é resultado de muito esforço e dedicação dos servidores da SES, que buscam realizar cada vez mais captações de órgãos em Mato Grosso”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, explicou que a pasta investe na capacitação dos profissionais das unidades captadoras, para a conscientização sobre o transplante de órgãos em Mato Grosso. “Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos, sendo captados 22 rins, 10 fígados e 4 corações”, acrescentou.

Segundo o diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Carlos Alencar, a unidade realizou quatro captações em 2024, em parceria com a CET e o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A captação realizada neste domingo foi a primeira da unidade em 2025.

“Nosso hospital está preparado para seguir todo o protocolo de exames necessários para o fechamento do diagnóstico de morte encefálica, essencial para que as captações possam ocorrer e, assim, poder contribuir com essa política. Isso é motivo de orgulho para nós”, destacou o diretor.