Julho Verde
Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
Saúde | 14 de Julho de 2025 as 15h 21min
Fonte: Carlos Aburad

Feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou avermelhadas na boca, nódulos no pescoço e dificuldade para engolir são sintomas, muitas vezes ignorados, que podem ser os primeiros sinais do câncer de cabeça e pescoço — o quinto mais comum entre os brasileiros. Durante o Julho Verde, celebrado no dia 27 como o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, especialistas reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a previsão para 2025 é de 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. Quando se inclui o câncer de pele tipo melanoma na região, esse número chega a 48.530 casos. O cenário é preocupante: cerca de 80% dos tumores são diagnosticados tardiamente. “Isso reduz significativamente a eficácia do tratamento”, alerta o médico patologista Carlos Aburad. “A maioria dos tumores poderia ser identificada mais cedo se houvesse mais informação e atenção aos sinais iniciais.”
A doença atinge diversas regiões da cabeça e pescoço, incluindo boca, faringe, laringe, glândulas salivares, tireoide e seios da face. “Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a infecção pelo vírus HPV e a exposição solar sem proteção nos lábios”, afirma Carlos Aburad.
De acordo com o médico Rogério Leite, cirurgião oncológico, em casos de câncer de tireoide, muitas pessoas esperam ter sintomas específicos para, então, procurar orientação médica. “Mas o câncer de tireoide pode ser silencioso. Muitas vezes, o paciente tem um nódulo com crescimento lento e nem desconfia que pode estar com esse tipo de câncer”, alerta.
De acordo com o cirurgião oncológico, os sintomas são: rouquidão, dificuldade para engolir e alterações da voz. Entretanto, diz ele, esses sintomas apenas aparecem em estágios já avançados. Rogério Leite afirma que o câncer de tiroide, quando descoberto precocemente, tem chances de até 98% de cura com cirurgia. “Normalmente, nesses casos não se faz radioterapia nem quimioterapia”, explica.
Segundo o dentista Arlindo Aburad, doutor em Patologia Bucal pela USP, o câncer de boca é um dos mais visíveis — e por isso o autoexame e as visitas regulares ao dentista são fundamentais. “A cavidade bucal permite que a própria pessoa perceba alterações. Feridas que não cicatrizam em 15 dias, mudanças na coloração da mucosa, dor persistente e mobilidade de dentes sem motivo aparente são sinais de alerta que precisam ser investigados com urgência”, detalha.
O câncer de boca, especificamente, tem previsão de 15.100 novos casos em 2025, com maior incidência entre os homens (72% dos diagnósticos), de acordo com o INCA. Apesar dos sintomas mais aparentes, o câncer de boca ainda é uma das neoplasias mais negligenciadas no país, segundo Arlindo Aburad. “Quando identificado no início, o tratamento costuma ser menos agressivo e mais eficiente. Por isso, a conscientização é tão importante quanto o próprio tratamento”, reforça.
Além do autoexame, ele recomenda uso diário de protetor nos lábios, parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas em excesso, manutenção de higiene bucal, com check-ups odontológicos regulares, e busca de atendimento ao notar qualquer anormalidade na região da boca, garganta ou pescoço.
O Julho Verde é promovido, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e mobiliza profissionais da saúde, pacientes e instituições em todo o Brasil.
Notícias dos Poderes
SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro
08 de Outubro de 2025 as 09h41Só duas vacinas atingem meta e MT entra em estado de alerta
08 de Outubro de 2025 as 10h51Saúde aplica 589 doses em ação realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
06 de Outubro de 2025 as 15h39SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos
Medida consta em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de ampliar a detecção precoce dos casos de câncer de mama em Mato Grosso
07 de Outubro de 2025 as 08h37Secretaria de Saúde descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em MT
Análise de prontuário e resultados laboratoriais afastaram a hipótese de envenenamento na unidade hospitalar. O alerta epidemiológico havia sido emitido após surto de metanol ser registrado em São Paulo.
06 de Outubro de 2025 as 14h28Centro de Endemias de Sinop inicia atendimentos em novo endereço na Av André Maggi
06 de Outubro de 2025 as 14h10Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país
Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas
06 de Outubro de 2025 as 12h02