Avanços na saúde
Sinop recebe certificação e selo ouro de boas práticas para eliminação da transmissão do HIV e Sífilis
A certificação foi essencial para o fortalecimento do serviço prestado à população
Saúde | 22 de Novembro de 2022 as 09h 27min
Fonte: Karoline Kuhn - Assecom

Mais uma boa notícia para a saúde de Sinop. O município ganhou a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e selo Ouro de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Sífilis Congênita pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. “Esta certificação para Sinop foi essencial para o fortalecimento do serviço prestado a nossa população e incentivo à equipe de saúde para que continue prestando um serviço de excelência à população sinopense”, destacou a secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo.
O documento com o deferimento de aprovação foi encaminhado na última semana para a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, o município deve manter o fortalecimento e dar continuidade às intervenções preventivas e terapêuticas para manter a certificação nos próximos anos. A manutenção da certificação é realizada a cada dois anos para Estados e municípios com população inferior a 1 milhão de habitantes e, a cada três anos, para localidades com população superior a 1 milhão.
O município vem trabalhando constantemente com os temas prevenção, orientação e tratamento nas Unidades Básicas de Saúde e, também, no Serviço de Atenção Especializado (SAE). Para isso, também vem investindo em constantes aperfeiçoamentos profissionais. Neste ano, por exemplo, médicos, enfermeiros e técnicos passaram por capacitação do manejo clínico da Sífilis e eliminação da transmissão vertical.
A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma Infecções Sexualmente Transmissível (IST) durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda amamentação. Todas as gestantes e suas parcerias sexuais devem ser investigadas para IST durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Ao mesmo tempo, devem ser informadas e orientadas sobre as possibilidades de prevenção da transmissão vertical, bem como, sobre a possibilidade de riscos para a criança quando a gestante é infectada.
A identificação de infecções sexualmente transmissíveis pode ser feita gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Em caso de resultados positivos, os pacientes recebem de imediato as orientações necessárias para o início do tratamento, que também é ofertado pelo Sistema Único de Saúde.
Notícias dos Poderes
Unidades de saúde de Sinop abrem neste sábado (18) para o Dia D de Vacinação
15 de Outubro de 2025 as 10h47Casos de meningite e baixa vacinação preocupam autoridades em Mato Grosso
Estado registra oito mortes e tem cobertura vacinal de apenas 70%, muito abaixo do ideal de 95% recomendado pelo Ministério da Saúde.
14 de Outubro de 2025 as 20h07Prefeitura de Sinop assina convênio para construção de nova Policlínica
14 de Outubro de 2025 as 12h55Intoxicação por metanol: casos confirmados sobem para 32 no Brasil
sobem para 32 no Brasil O governo ainda investiga a suspeita da substância no organismo de 181 pacientes que apresentaram sintomas
14 de Outubro de 2025 as 08h45Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS
Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio
14 de Outubro de 2025 as 09h40Prefeitura e Ministério da Saúde assinam nesta terça (14) termo para construção de nova Policlínica
13 de Outubro de 2025 as 14h15SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53