Baixa taxa
Só duas vacinas atingem meta e MT entra em estado de alerta
Saúde | 08 de Outubro de 2025 as 10h 51min
Fonte: Gazeta Digital

Mato Grosso permanece em estado de alerta devido às baixas taxas de imunização e o retorno de doenças consideradas erradicadas, como o sarampo, que neste ano já tem três casos confirmados e outros 70 casos em investigação. A baixa adesão às vacinas coloca em risco a saúde pública e aumenta o perigo da reintrodução de outras doenças, como a rubéola e a poliomielite, consideradas erradicadas no país.
Das 19 vacinas que são prioridades do nascimento até o 1º ano de vida, em Mato Grosso apenas duas, a BCG e a Hepatite B para menores de um mês, alcançaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, com 98,89% e 96,72%, respectivamente. Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde, apontam que um dos destaques negativos é a vacina tríplice viral, responsável por proteger contra sarampo, caxumba e rubéola, que apresenta cobertura de apenas 69% em Mato Grosso, bem abaixo dos 95% preconizados para garantir a imunidade coletiva.
No caso da poliomielite, a cobertura é de 79,43%. Segundo especialistas, a situação exige atenção urgente das autoridades de saúde. Alertam que a queda nas taxas de vacinação, em especial nos índices referentes à imunização infantil, é motivo de preocupação e pode reverter décadas de avanços conquistados no controle de doenças infecciosas, colocando em riscos principalmente crianças e pessoas imunossuprimidas.
MULTIVACINAÇÃO
O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação para proteção de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. A ação começou na segunda-feira (6) e segue até 31 de outubro, com Dia D de mobilização marcado para o dia 18 de outubro. Durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis, incluindo imunizantes contra poliomielite e covid-19, contemplando os esquemas vacinais de crianças e adolescentes.
Infectologista Ana Karla Anunciação destaca que doenças como a poliomielite e o sarampo ainda são endêmicas em outros países, o que reforça a necessidade de manter elevadas coberturas vacinais em todo o território nacional. “Estamos com um alto risco de reintrodução de outras doenças, da mesma forma que ocorreu com o sarampo devido a não alcançarmos as metas dos indicadores, em especial a cobertura vacinal que está abaixo dos níveis mínimos esperados”, alerta.
Notícias dos Poderes
SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro
08 de Outubro de 2025 as 09h41Saúde aplica 589 doses em ação realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
06 de Outubro de 2025 as 15h39SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos
Medida consta em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de ampliar a detecção precoce dos casos de câncer de mama em Mato Grosso
07 de Outubro de 2025 as 08h37Secretaria de Saúde descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em MT
Análise de prontuário e resultados laboratoriais afastaram a hipótese de envenenamento na unidade hospitalar. O alerta epidemiológico havia sido emitido após surto de metanol ser registrado em São Paulo.
06 de Outubro de 2025 as 14h28Centro de Endemias de Sinop inicia atendimentos em novo endereço na Av André Maggi
06 de Outubro de 2025 as 14h10Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país
Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas
06 de Outubro de 2025 as 12h02