Regulação
TCE-MT propõe regulação única para acelerar cirurgias em Cuiabá
Saúde | 11 de Abril de 2023 as 17h 46min
Fonte: Assessoria TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) sugeriu à equipe responsável pela intervenção na saúde de Cuiabá que unifique o processo de regulação na fila de cirurgias eletivas. A estratégia foi apresentada durante a visita técnica que marcou a retomada das operações no antigo Pronto Socorro Municipal da Capital (PSMC), nesta segunda-feira (10).
Com objetivo de dar celeridade e aumentar o controle sobre o fluxo dos procedimentos, a proposta resulta da atuação da Comissão Especial criada pelo presidente do órgão, conselheiro José Carlos Novelli, para orientar e auxiliar a equipe interventora. Foi o que explicou na ocasião o coordenador do trabalho, conselheiro Sérgio Ricardo.
“Assim poderá se definir onde e quando o cidadão vai ser operado. Hoje os pacientes dos municípios do interior são regulados pelo estado e os daqui de Cuiabá são regulados pelo município. Esses dois departamentos infelizmente não conversam, o que resulta em fila duplicada e às vezes triplicada e aí não sai a cirurgia”, afirmou.
De acordo com o conselheiro, o estado se encarregaria então do processo realizado em âmbito municipal, o que ainda aumentaria a transparência. “Haverá uma só organização e um só controle. Não tenho dúvida que a que a fila vai andar mais rápido e que teremos dados corretas, já que hoje ninguém sabe ao certo quantas pessoas estão na espera.”
Membro da Comissão Especial e presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CPSAS) do TCE-MT, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf destacou, na ocasião, que a retomada das cirurgias promovida nesta segunda-feira foi estabelecida pelo órgão de controle externo no mês de março.
“Desde o início tivemos o entendimento de que essa fila tinha que ser abordada o mais rápido possível e hoje nós temos a satisfação de ver que a fila vai andar. Está sendo preparada toda a estrutura do antigo Pronto Socorro para isso”, afirmou.
Outros cinco eixos prioritários para a ação do Comitê Interventor também foram definidos junto ao Tribunal: a manutenção do funcionamento do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e das Unidades de Pronto Atendimento (Upas); recursos humanos; assistência farmacêutica e levantamento de informações financeiras.
Durante o encontro, Corte de Contas e governo do estado também adiantaram que, a partir de agora, haverá reuniões quinzenais entre as equipes. “Nós receberemos a equipe de intervenção regularmente para que sejam prestadas contas sobre o andamento de um trabalho tão importante para nossa população”, concluiu Sérgio Ricardo.
Notícias dos Poderes
Prefeitura de Sinop assina convênio para construção de nova Policlínica
14 de Outubro de 2025 as 12h55Intoxicação por metanol: casos confirmados sobem para 32 no Brasil
sobem para 32 no Brasil O governo ainda investiga a suspeita da substância no organismo de 181 pacientes que apresentaram sintomas
14 de Outubro de 2025 as 08h45Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS
Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio
14 de Outubro de 2025 as 09h40Prefeitura e Ministério da Saúde assinam nesta terça (14) termo para construção de nova Policlínica
13 de Outubro de 2025 as 14h15SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53