Imunização
Vacinação aos sábados: confira a programação de julho
Saúde | 01 de Julho de 2024 as 10h 15min
Fonte: Assecom

A principal função da vacina é gerar imunidade proporcionando o controle e eliminação de doenças provocadas por vírus ou bactérias. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem reforçado as ações de vacinação, com a meta de aumentar a cobertura vacinal do município promovendo a saúde coletiva da população, por meio de ações de vacinação aos sábados.
Neste mês de julho serão quatro sábados de ação, com sete pontos de atendimento. As salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, juntamente com os Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) Jacarandás e André Maggi, estarão abertas das 7h30 às 16h30 nos dias, 06, 13, 20 e 27.
O coordenador de imunização João Gustavo Breganó, enfatiza a importância da vacinação. “Manter o cartão de vacinas atualizado é um ato individual simples, de cidadania com impacto coletivo. Se vacinar é essencial para a manutenção da saúde desde o nascimento até a fase adulta para se proteger de casos graves de doenças”.
Para se vacinar é necessário comparecer aos locais informados, portando documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacinas. O atendimento é por ordem de chegada sem necessidade de agendamento, onde serão oferecidas as vacinas de rotina, contra a COVID-19, da gripe e dengue. Vale ressaltar que nos CIA’s terá ainda a vacina BCG para os recém-nascidos.
A SMS ressalta que de segunda a sexta-feira, as salas de vacinas das UBS’s funcionam das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. E nos CIA’s o horário de atendimento é das 6h30 às 17h30, sem intervalo.
Notícias dos Poderes
Coração humano é cultivado em embrião de porco – que sobreviveu por 3 semanas
17 de Junho de 2025 as 08h16Tomar café pode atrapalhar a eficácia destes medicamentos; veja quais
A cafeína pode se ligar a medicamentos antidepressivos e antipsicóticos no estômago, diminuindo sua absorção e sua eficácia; saiba mais
16 de Junho de 2025 as 08h31Patologista alerta para prevenção e diagnóstico de câncer de pele
Com mais de 220 mil casos anuais no Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum da doença no país. Especialista alerta para a importância do diagnóstico precoce, uso diário de protetor solar e atenção a sinais como manchas que muda
14 de Junho de 2025 as 14h03Secretaria de Saúde de MT investiga suspeita de dois casos de gripe aviária em humanos
Já foram feitas as coletas de amostras dos pacientes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
12 de Junho de 2025 as 13h16Farmacêutica brasileira lança em agosto caneta contra obesidade
Medicamento tem como princípio ativo a liraglutida. Empresa se torna a primeira fabricante 100% brasileira a ingressar no mercado global de análogos de GLP-1
12 de Junho de 2025 as 10h20Prefeitura lança edital de licitação para construção de UBS no Nico Baracat
12 de Junho de 2025 as 10h12Centro de Endemias inicia campanha de vacinação antirrábica em Sinop; veja o cronograma
12 de Junho de 2025 as 09h45Mais de 80% das mortes por síndrome respiratória em MT foram de pessoas não vacinadas
Cobertura vacinal do público-alvo priorítário, como crianças, idosos e gestantes, está em 28%, segundo a Secretaria de Estado de Saúde
11 de Junho de 2025 as 15h08