Alphacoronavírus
Variante de Covid-19 é encontrada em morcegos no Pantanal
Saúde | 23 de Janeiro de 2025 as 11h 27min
Fonte: Redação

Um estudo realizado pelo Instituto Multidisciplinar de Publicação Digital (MDPI), detectou a presença de uma variante do vírus que causa a Covid-19 em morcegos no Pantanal mato-grossense. Denominada de Alphacoronavírus, a variante foi encontra em animais que vivem em regiões florestais e prédios abandonados em Mato Grosso.
O Alphacoronavirus pertence à família do Coronavírus, a Coronaviridae, e é conhecido por causar infecções respiratórias em diversos mamíferos.
O estudo explica que as grandes epidemias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, em 2003, e a Covid, em 2019, estão associadas a mudanças nos habitats naturais dos animais, o que aumenta o contato entre humanos e animais selvagens e eleva o risco de novas infecções.
O estudo não aponta evidências de que a variante possa ser transmitida para seres humanos. “Falar de risco para transmissão de Alphacoronavirus de morcegos para humanos é muito difícil. Normalmente nós humanos somos suscetíveis ao Betacoronavirus, como experimentamos recentemente com o Covid”, pontuou o médico veterinário e coordenador da pesquisa, Daniel Moura de Aguiar.
O levantamento realizado no Pantanal marca um avanço significativo na compreensão das zoonoses em regiões de grande biodiversidade, segundo o responsável pela pesquisa em Mato Grosso. “Este foi o primeiro estudo realizado no Pantanal sobre coronavírus em morcegos. Por isso é muito cedo para afirmar ou indicar algum padrão ecológico. A princípio nossos achados seguiram os padrões observados na Mata Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica”, relatou.
No estudo, foram capturados 419 morcegos de diversas espécies nos biomas do Pantanal e do Cerrado. A pesquisa se concentrou em áreas florestais, zonas urbanas e periurbanas, incluindo locais próximos a residências e prédios abandonados. O objetivo foi investigar a presença de coronavírus nos morcegos, que são conhecidos por abrigar diferentes tipos do vírus.
A pesquisa foi elaborada pelas Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Porto, Universidade Estadual de Campinas, pelo Instituto Butantan e pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Notícias dos Poderes
Número de enfermeiros no Brasil cresce 44% em cinco anos
Pandemia de covid-19 aumentou contratação de profissionais
12 de Novembro de 2025 as 10h54Menino que levou pão mofado para escola é diagnosticado com doença comum a marinheiros do século 18
Criança levou “pão mofado e água” para comer na escola e chamou a atenção das professoras
12 de Novembro de 2025 as 07h41Cochilos: quantas horas devem durar e quem deve evitar? Especialista responde
Pablo Ferrero alertou que dormir mal também afeta funcionamento dos órgãos
11 de Novembro de 2025 as 12h46Prefeitura prepara dia exclusivo para a saúde do homem com nove especialidades médicas
10 de Novembro de 2025 as 15h15Com ação especial de fim de semana, Sinop ultrapassa 193,5 mil doses de vacinas aplicadas em 2025
10 de Novembro de 2025 as 10h33Prefeitura e Refeccs promovem Show do Bem para arrecadar fundos para o HC de MT
07 de Novembro de 2025 as 10h04Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos
Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura
05 de Novembro de 2025 as 09h15