Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 03 de Agosto de 2025

Menu

Usina de Sinop

Sema diz que morte dos peixes foi provocada pela alteração da turbidez da água

Peixes mortos deverão ser recolhidos e congelados para posterior análise pericial

Geral | 08 de Fevereiro de 2019 as 15h 45min
Fonte: Jamerson Miléski

A Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), se posicionou sobre sinistro registrado no Rio Teles Pires, imediatamente após a barragem da usina hidrelétrica de Sinop, na última segunda-feira (4), após a primeira abertura das comportas dos vertedouros. 
O órgão ambiental informou que os técnicos da pasta estão acompanhando em tempo integral o evento, realizando o levantamento da extensão do dano causado à ictiofauna (peixes), para então tomar as possíveis medidas punitivas contra os responsáveis pelo empreendimento. 
Segundo a Sema, as investigações iniciais apontam que a mortandade de peixes foi causada pela alteração de turbidez da água, ocasionada durante a operação de fechamento da quinta adufa e abertura de três vertedouros. “O empreendedor foi notificado a recolher todos os peixes e coloca-los em câmara fria para contagem e perícia, dados que irão subsidiar os autos da Sema, refletindo com mais precisão o dano ambiental causado”, pontuou a secretaria em nota.
A Sinop Energia recebeu a autorização para iniciar o enchimento do lago em 30 de janeiro. Todo o processo de represamento da água é acompanhado por uma equipe multidisciplinar de profissionais tanto da sede, quanto da unidade regional da Secretaria em Sinop, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMPA) e Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA). O objetivo da supervisão é realizar um intenso monitoramento das condicionantes estabelecidas, assegurando respostas rápidas caso ocorra alguma intercorrência durante o enchimento.
O GC Notícias foi averiguar, in loco, na tarde desta quinta-feira (7), a situação do rio no trecho atingido. A cobertura está nesse link.