Mato Grosso
Grupo italiano sinaliza interesse na Ferrogrão
Ferrovia Sinop-Miritituba é apontada como tendo alta viabilidade econômica
Economia | 12 de Março de 2019 as 09h 03min
Fonte: Assessoria

O diretor do grupo italiano Saline Impregillo SPA, Massimo Guala, está em Mato Grosso, acompanhado do cônsul da Itália em São Paulo, Fellipo de La Rosa, para conhecer necessidades e projetos de infraestrutura no estado, como a Ferrogrão. Eles se reuniram com empresários na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, nesta segunda-feira (11).
“Continuamos numa agenda intensa, conversando com grandes empresas que tenham interesse em investir em Mato Grosso para resolver os gargalos do estado que impedem o desenvolvimento econômico. A empresa tem um portfólio de obras muito grande e interessante. Com certeza, se vier para o estado vai contribuir muito não só para o desenvolvimento da logística, mas também para o desenvolvimento das nossas técnicas construtivas”, avaliou o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira.
Segundo Guala, a Saline Impregillo SPA tem mais de 110 anos de atividades, está presente em mais de 50 países e fatura cerca de 7 bilhões de euros ao ano. “O interesse existe principalmente para a Ferrogrão, pela experiência que temos de construção de ferrovias no mundo. Vamos analisar projetos que estão em fase já bastante avançada, como a Ferrogrão parece ser e, eventualmente, em outros que podemos ajudar na área de infraestrutura. E após essa reunião temos base para aprofundar e entender melhor com o governador na reunião que teremos de tarde”, afirmou Guala.
De acordo com o cônsul, os italianos podem contribuir com projetos no estado. “Sempre quando se abre o jornal se constata que o Brasil precisa de infraestrutura. É algo importante que precisa ser sanado para desenvolver o estado e o país, consequentemente. Temos que estar presente onde as coisas são feitas e acontecem. Por isso, estamos aqui visitando o estado. Esse é um grande grupo italiano que já fez grandes projetos no Brasil. Agora estão focados em ferrovias. Acredito que podem contribuir com as necessidades locais”, disse o cônsul.
Também participaram da reunião o deputado estadual Carlos Avalone, os vice-presidentes do Sistema Fiemt, João Carlos Baldasso e Claudio Cleber Ottaiano, os conselheiros eméritos Jandir Milan e Carlos Antônio Garcia, o presidente do Conselho de Infraestrutura da Fiemt, José Alexandre Schutze. A reunião contou com a presença, ainda, do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan, da vice-consulesa honorária, Marli Teresinha Deon Sette, e do professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Luiz Miguel Miranda.
Confira a reportagem completa que o GC Notícias elaborou da Ferrogrão.
Notícias dos Poderes
Jovens da 'Geração Z' são grupo que mais cresce em negociações de dívidas em MT
Entre janeiro e julho deste ano, 35,3 mil jovens da 'Geração Z' negociaram suas dívidas em Mato Grosso, o que representou um salto de 55% em comparação com os sete primeiros meses de 2024
20 de Agosto de 2025 as 09h07Brasil e Indonésia assinam acordo para início de exportação de carne bovina
Com cerca de 283 milhões de habitantes, país asiático tem a quarta maior população do mundo
20 de Agosto de 2025 as 07h29Brasileiros têm 70,5% da renda comprometida com contas a pagar, aponta estudo
19 de Agosto de 2025 as 12h50Os 10 produtos exportados pelo Brasil que dependem mais de 80% do mercado dos EUA
18 de Agosto de 2025 as 07h34Mato Grosso tem a terceira menor taxa de desemprego do Brasil e está abaixo da média nacional
Mercado de trabalho do Estado mantém ritmo de crescimento com queda em relação ao mesmo período de 2024
15 de Agosto de 2025 as 15h20Com tombo de 60% no lucro, Banco do Brasil tem pior resultado desde 2018
15 de Agosto de 2025 as 13h00Mais de 19 mil aposentados e pensionistas de Mato Grosso já receberam o ressarcimento
15 de Agosto de 2025 as 08h15Conselho de Turismo aprova R$ 850 mil para impulsionar o setor em Mato Grosso
Recursos serão aplicados em festival de pesca, sinalização turística em Nobres e no Geopark Chapada dos Guimarães
15 de Agosto de 2025 as 08h19